Casar em Casa

 

Para alguns noivos, não há lugar melhor para casar que uma casa: um casamento celebrado na tradicional casa de família do noivo ou da noiva. Este tipo de cerimônia também pode ser realizada na de um amigo ou na casa de um familiar mais chegado. Se pretendem que o casamento tenha um toque de história e de intimidade, esta é, sem dúvida, uma solução cheia de charme.

 

Caso possuam uma casa à beira-mar ou uma casa de campo, o casamento pode ser um momento de sonho…

 

QUESTÕES PRINCIPAIS

 

Quantas pessoas pretendem convidar? Existe espaço dentro de casa para acolher todos os convidados com qualidade? Será que existe espaço suficiente no exterior para montar uma tenda? Onde vai ser a cerimônia e a recepção? A cozinha serve para preparar tudo, ou será contratado buffet externo? Existe exaustor, banheiros, ar condicionado e ou circuladores de ar?

 

Vocês também devem pensar: os convidados irão ficar sentados ou de pé durante a cerimônia? Caso opte por sentados, quantas cadeiras terão de alugar?

 

Já experimentaram dançar na relva? Não o façam, pois a experiência não é muito agradável, a não ser que o façam descalços. Se não tem espaço para os convidados dançarem, considerem alugar uma superfície para o efeito (uma pista para dança).

 

Outro aspecto importante: dependendo da estação do ano, poderão existir insetos, como mosquitos ou moscas. Por isso considerem espalhar velas de citronela, e repelente no local. Não há nada mais desagradável do que insetos mandarem os convidados embora mais cedo.

 

Escolham um estilo de casamento de acordo com o aspecto do local. A casa e os exteriores são o palco e a inspiração do casamento. Se tem uma casa no campo a decoração pode ser baseada em musgo e flores campestres. Adotem uma decoração pessoal. Se o casamento vai decorrer numa casa tipo solar, provavelmente uma tenda no jardim, com grandes candelabros, será uma opção muito elegante.

 

A primeira impressão é muito importante, por isso certifiquem-se que quando os convidados chegarem ao local, eles sentem o espírito do casamento e de toda a decoração. Talvez decorar as árvores da entrada com fiadas de velas, ou as portas com arcos de flores. Ofereça gestos acolhedores.

 

Casar em casa não se torna necessariamente mais barato. Considerem os custos de tenda, aluguer de material de cozinha, contratação de ajudantes, limpeza, arrumação, eletricidade, aluguel de mesas e cadeiras, entre outros. Façam as contas e decidam pelo o que é melhor para os dois. No entanto se a idéia é uma festa bem pessoal e intimista, vale a pena!

 

É importantíssimo transmitirem a idéia dos limites físicos da propriedade e da casa aos convidados. Se pretendem que a casa não seja acessada por ninguém, tranquem todas as portas. Se pretendem manter uma parte da casa aberta aos convidados e outras não, coloquem cordões com flores ou tecidos para limitar os locais que não devem de ser acessados.

 

Tenham atenção à iluminação do local. Não só no local da recepção do casamento, mas também em todos os locais onde os convidados possam passar, bem como no local onde estacionam os carros.

Retirem objetos preciosos do caminho. Desta maneira quer vocês ou os vossos convidados, não terão de se preocupar com acidentes, e os convidados terão mais espaço para se movimentarem livremente. Retirem carpetes que poderão ser estragados, e tomem medidas para sapatos sujos, pois a chuva é sempre uma hipótese a considerar.

 

Contratem uma empresa especializada em eventos externos. Falem com a empresa responsável pelo cerimonial e definam os recursos necessários para a realização do evento. Discutam também quantas pessoas extras serão necessárias contratar, ou se a empresa contatada providenciará todo o pessoal. Se o contrato do pessoal estiver aos seus cuidados, considerem contratar alunos de escolas hoteleiras.

 

Se pretendem fazer reformas na casa, decidam o orçamento que podem despender, e tenham a certeza que o layout da casa e do exterior é suficiente para comportar, confortavelmente, o número de convidados.

 

Outro fator importante: quanto aos animais de estimação. Coloquem-nos na casa de um amigo ou num hotel de animais. Assim vocês e seus convidados estarão mais à vontade. E, sucesso no casamento!

 

Fonte: www.ocasamento.com.pt