Cronograma de Beleza para as Noivas

 

Cabelos bonitos, pele sedosa, corpo em dia. Com exceção do vestido, estas talvez sejam as maiores preocupações de quem acaba de ser pedida em casamento. Mas, para que o ritual de beleza não vire um problema, é importante começar a se preparar desde já.

A dermatologista Carla Tamler, da clínica Beaux no Rio, afirma que o mais importante para uma noiva é tentar não se estressar: “Em primeiro lugar, é preciso manter a calma e estar certa de que será um dos dias mais felizes de sua vida. Depois, é preciso cuidar da pele. O uso do filtro com a proteção solar adequada é fundamental”.

A nutricionista Ana Paula Santos, do Clube da Dieta, concorda: “o casamento é um momento que pode gerar muita ansiedade e, se a noiva não tiver uma rotina saudável, pode até resultar em ganho de peso pelo aumento do apetite e liberação de hormônios de estresse que aumentam os depósitos de gordura e retenção de líquidos.

 

Para manter o nível de ansiedade lá embaixo, a dica é se organizar. O ideal é tentar encaixar pequenas mudanças de hábito na rotina corrida e seguir um cronograma.

 

 

Seis meses antes 

 

É bom fazer um check-up do visual. Pare em frente ao espelho e perceba tudo o que está incomodando – aqui vale pedir a ajuda da madrinha, ou daquela sua amiga mais sincera. Cabelo, pele, corpo, anote tudo o que deseja mudar em si mesma e peça ajuda profissional. Se for preciso perder alguns quilinhos, esta é a hora. Mas atenção: se matar na academia ou fazer dietas malucas não adianta. “É importante fazer um acompanhamento com um nutricionista para elaborar um plano alimentar de acordo com as necessidades bioquímicas, hábitos e rotina da noiva. O profissional montará um programa que prevê a eliminação de até um quilo por semana, totalmente adequado para evitar o efeito-sanfona e obter um peso magro duradouro”, ensina Ana Paula. Procure também um personal trainer, para montar um bom plano de exercícios.


Três meses antes

 

A essa altura, já vai ser possível sentir os resultados das mudanças na alimentação e dos exercícios físicos constantes. Se você quiser experimentar coisas novas, como uma nova cor, ou um novo corte de cabelo, é bom fazer agora. Qualquer problema, ainda vai dar tempo de consertar.

 

 

Dois meses antes

 

É o momento também de agendar uma consulta no dermatologista. É ele que vai te indicar os melhores tratamentos para a pele. Para o rosto, Carla indica o Starlux, a chamada luz intensa pulsada: “dos faciais, é um dos mais procurados, porque é capaz de melhorar manchas, vasinhos, olheiras, dar viço e rejuvenescer. A pele fica de porcelana!”. Mas atenção: tratamentos mais agressivos como lasers e peelings, que deixam a pele avermelhada e com crostas, devem ser feitos com antecedência, e suspensos um mês antes do casamento. Também não descuide da hidratação e do uso do protetor solar, que evita manchinhas no rosto. Para o corpo, o sucesso é o já famoso velashape, aparelho que trata celulite, melhora o contorno, a flacidez e melhora a textura da pele.

 

 

Um mês antes

 

Siga a sua rotina normal de beleza e evite experimentar novidades a partir de agora. Não se deixe levar pela ansiedade. É o momento de relaxar e ter calma para organizar os últimos preparativos. Uma boa ideia é a prática de ioga, massagens e até algumas sessões de terapia.

 

No dia anterior

 

Depois de feitos todos os tratamentos, nada melhor para a beleza do que uma boa noite de sono. Mas não descuide da alimentação. “Na véspera, são indispensáveis alimentos que reduzam a ansiedade como iogurte, peru, castanha do Pará (com moderação), aveia, alface, brócolis, maracujá e maçã”, aconselha Ana Paula. Cuide também da hidratação, bebendo muita água mineral, água de coco e sucos. Evite café, refrigerantes, bebidas alcoólicas, chá preto ou verde, chocolate, frituras e, principalmente, fuja do fast-food!

 

No dia do casamento

 

Com a ansiedade em alta, opte por tratamentos mais relaxantes como massagens, hidratações e banhos de ofurô. Para evitar a retenção de líquidos, vale também fazer uma drenagem linfática. Na mesa, frutas frescas, verduras, legumes, cereais, sementes e carnes magras.