Curso de Noivos

 

 

Você que vai se casar já deve ter ouvido falar sobre o curso de noivos! Mas você sabe o que vem a ser o curso de noivos e o que acontece durante o curso de noivos? O casamento não se resume apenas a preparação da cerimônia, dos convites, lembrancinhas ou do vestido da noiva. Antes de se casar os noivos precisam fazer o curso de noivos. Só após terminarem esse curso e terem o certificado em mãos é que eles podem definitivamente casar. Geralmente o curso de noivos é obrigatório para todos aqueles que irão se casar na IGREJA CATÓLICA. Tanto é que o curso é oferecido e ministrado pela própria igreja que os noivos escolheram para se casar.

Como muitos podem pensar, o curso de noivos não ensina as regras de etiqueta da igreja, muito menos como entrar ou sair do local ou até mesmo como se colocar e portar diante do altar. E também não se trata do ensaio geral para o dia do casamento. Portanto ao contrário do que se pensa,  o curso de noivos tem como objetivo falar de família, união, casamento, respeito, filhos...

É muito normal os noivos irem com cara de obrigação ao curso, mas logo que ele começa a ser ministrado, essa sensação de obrigação dá lugar ao interesse pelo aprendizado que está sendo passado. O curso de noivos ensina e explica como a futura família deve ser administrada e como superar todas as situações com a ajuda de Deus.

Muitos casais só se preocupam em fazer o curso de noivos dias antes do casamento, quando já está tudo planejado e pronto. Na verdade, o curso de noivos deveria ser realizado no mínimo 6 meses antes do casamento. Tudo isso serviria para os noivos pensarem seriamente na decisão tão importante que estão prestes a tomar. Eles teriam a oportunidade de repensar os sentimentos, planejar a vida a dois e mais do que isso, colocar Deus e a igreja no projeto do casamento.

Isso é necessário porque muitos casais se casam na igreja apenas por tradição, e não por um sentimento de desejo realmente maior. O curso de noivos vai explicar a importância do casamento e principalmente da igreja na vida dessa nova família que se formará muito em breve. Por isso mesmo que o correto é fazer o curso de noivos bem antes da data do casamento e não às vésperas como se costuma fazer.

No curso de noivos, o casal assiste palestras e testemunho de outros casais, assim como de médicos, psicólogos e sacerdotes. Além de todo esse conhecimento que o casal vai adquirir, eles têm a oportunidade de formar novas amizades e de conhecer outras histórias de casais que também estão participando do curso de noivos.

O curso de noivos não é só para um casal, é uma reunião de vários casais que aprendem juntos e assim podem trocar experiências. Todos ali têm o mesmo desejo, se casar e assim começar a formação de uma família. Esse também é um momento para  conhecer a comunidade e começar a fazer parte dela. É essa comunidade que será um dos alicerces do casamento e que vai apoiar os noivos, tanto no dia da cerimônia como o resto da vida deles como um casal. A comunidade é muito importante para que os noivos saibam que eles não estarão sozinhos em um momento de dificuldade.

Há vários tipos de cursos de noivos. Isso vai depender muito da igreja e do local que os noivos escolhem para se casar. Há cursos em que há interação, cursos em que só uma pessoa fala e cursos em que há dinâmicas de grupo; quase como se fosse uma terapia de casal.

O normal do curso de noivos é que tenha duração de dois dias inteiros. Mas as igrejas as vezes dividem esse tempo para não ficar cansativo; pode ser que o casal fique um final de semana inteiro no local, dois sábados ou quatro sábados em esquema de meio período cada um.

No curso de noivos o casal vai ouvir falar muito sobre amor, respeito e tolerância; tudo o que é necessário para poder se começar bem a vida em família. Aprendem também a diferença entre casar apenas no civil e casar no religioso.

E por último, os noivos vão entender o significado de se casar na igreja e o que isso representa na vida do casal. No curso os noivos também aprendem a importância da escolha dos padrinhos e como a escolha deve ser feita. Também é dito alguma coisa sobre o comportamento dos noivos e padrinhos no dia da cerimônia e tudo o que os noivos não podem fazer no dia do casamento.

Mas uma coisa além de tudo isso que já dissemos é certa, vocês jamais se esquecerão do seu curso de noivos!  É uma experiência incrível.

 

FONTE: Blog da Mulher - http://www.blogdamulher.com/tudo-sobre-curso-de-noivos/

 

A seguir algumas dicas de Igrejas que oferecem este curso aqui em Natal/RN:

 

Curso de noivos: Paróquia Santa Terezinha

O curso de noivos realizado na paróquia Santa Terezinha é sempre no segundo final de semana de cada mês, iniciando-se com a missa no sábado e durante a manhã do domingo. O valor é de R$ 20,00 pelo casal. As inscrições podem ser feitas até a quinta-feira q antecede ao curso, na secretaria da paróquia, com Ana (horário comercial). O curso é válido pro 6 meses e pelo que me consta, e não necessariamente é preciso ser realizado pelo casal.

 

Curso de noivos: Igreja de Candelária

O próximo curso de noivos da Igreja de Candelária será no próximo dia 18/09/11 (domingo), iniciando às 7:30h com a Missa e segue pelo resto do dia. O valor é de R$40,00 para o casal e já está incluso um almoço e lanche. Quem tiver interesse deve procurar a Paróquia até dia 16/09 e fazer a inscrição.