Convites de Casamento: dúvidas comuns.

 

Olá noivinhas, hoje a nossa dica será sobre “Convites de Casamento”.

O convite de casamento assume papel importante para a realização da cerimônia matrimonial. É o primeiro elemento a ser relacionado ao casamento.

O tipo de convite escolhido será o reflexo do estilo de casamento que se pretende, e parte da personalidade dos noivos. Quando alguém recebe um convite, imediatamente imagina a cerimônia para a qual está sendo requerida a presença.

Os convites clássicos, feitos em papel na cor branca, bege ou marfim, permanecem sendo os preferidos. Mas existem casais que optam pela inovação com mais ousadia e um toque moderno, usando cores, desenhos ou fotos. É preciso muita atenção ao buscar o inédito, tomar cuidado de não deixar o bom gosto de lado, sem exageros, nem muitas fantasias.

Aconselhamos ainda, caso a festa possua algum tema que o convite seja personalizado, ou que ao menos, remeta à paleta de cores da decoração do casamento. 

A letra a ser selecionada precisa ser aplicada de forma legível, para evitar qualquer dificuldade na leitura. Recomenda-se contratar os serviços de um calígrafo para escrever os nomes dos convidados nos envelopes.

Precisa-se informar claramente os nomes dos pais, no caso que sejam eles que convidem, o nome dos noivos, local, endereço completo e horário da cerimônia na igreja. Porém, sempre aconselhamos informar um horário com 30 minutos de antecedência do horário pretendido para o início da cerimônia. Por exemplo: Se vai se casar as 20h, coloque no convite as 19:30h. Assim haverá tempo suficiente para que as pessoas se cumprimentem e se acomodem (inclusive os convidados mais atrasados). E a noiva pode chegar na hora certa, que é as 20h, casar-se sem atraso e aproveitar mais da festa! Mas isso tem que ser segredo. Os convidados não poderão saber.

No mesmo convite, precisa constar endereço residencial da noiva e do noivo, a fim de possibilitar aos convidados remeterem os presentes.

Caso se faça uso do cartãozinho individual, convidando para recepção, este deve ir preso com um clipe pequeno no lado esquerdo superior do convite.

Os convites devem ser distribuídos, no mínimo, com um mês de antecedência. Porém, no caso dos padrinhos, recomenda-se que estes devam ser comunicados com no mínimo dois meses de antecedências, para que os mesmos possam se programar para o grande o dia.

 

QUAL O TEXTO A ESCREVER NO CONVITE?

 

O texto a incluir num convite de casamento pode ser formal, tradicional ou totalmente original, de acordo com o estilo pretendido.

Manda a etiqueta que, no caso de uma celebração religiosa, se escreva "Têm a HONRA de convidar V. Ex.a(s)", enquanto que noutro tipo de cerimônias já seja adequado que se escreva "Têm o PRAZER de convidar V. Ex.a(s)".

Independentemente do tipo de convite, mais ou menos formal, existem 3 formas diferentes de convidar, dependendo de quem convida: pais da noiva, ambos os pais ou os próprios noivos. Os exemplos seguintes são dos mais utilizados, com algumas sugestões originais para estilos menos formais. Cabe, contudo aos noivos optar por uma destas formas de texto ou por uma outra de sua autoria.

 

Pais da noiva convidam

 

Maria Antónia Pires Cardoso e João Pedro Silva Antunes 
têm o prazer de convidar(ou tem a honra, ou simplesmente convidam)  
para assistir o casamento da sua filha Joana com Luis Manuel Pereira de Oliveira,
que se realiza dia (....)


Pais da noiva e do noivo convidam:


Antónia Pires Cardoso e     Teresa Machado e 
João Pedro Silva Antunes     Manuel Sousa Pereira

Temos a honra de convidar para assistir ao casamento dos seus filhos Joana e Luis, que se realiza dia (....)


Os noivos convidam:


Joana Pires Cardoso e Luis Manuel Pereira de Oliveira
convidam para o seu casamento que se realiza dia (....)

 

 

 

SUBSCRIÇÃO DO SEU CONVITE

 

Sempre existirão dúvidas quanto a melhor e mais educada forma de endereçamento do convite. Antes de tudo, claro, use o bom senso.

Porém, hoje em dia o mais utilizado são tratamentos coloquiais (Entende-se que os convidados de seu casamento são íntimos, então pode ser escrito: “Ao amigo João Carlos... Aos meus queridos pais...”) de forma informal.

Ainda achamos conveniente utilizar os tratamentos “querido”, “amigo” apenas para aqueles amigos e familiares mais próximos.

 

Abaixo, algumas outras dicas:

 

Quando queremos convidar um amigo (a) solteiro (a) colocamos apenas o nome dele ou dela no convite e no momento da entrega perguntamos se ele deseja levar algum (a) acompanhante, para o caso onde é utilizado um convite individual para a recepção dos noivos (festa). O texto do convite neste caso fica: “João Carlos da Silva”, “Amigo João Carlos”, “Querido Amigo João Carlos”, ou outra saudação a critério dos noivos. Para os colegas de trabalho, vale esta mesma dica.

Para amigos que estejam namorando, o ideal é um convite para cada um. Mas com o orçamento apertado dos noivos, podem-se colocar os nomes dos dois no mesmo convite.

Para o caso do parente casado, usamos a saudação: “Ricardo Souza e família” ou “Querido Ricardo Souza e família”. Aqui vale sempre o bom senso de perguntar se há necessidade de mais convites individuais para a recepção dos noivos, quando for o caso.

Porém, não enderecem  “Sr. Ricardo Souza e Família” se vocês não desejam que eles levem os filhos e todos os demais parentes que morem na casa, como primos, avós, etc. Neste caso, basta o nome do casal.

Para os parentes, podemos usar várias outras saudações: “Meu Querido Tio Afonso e Família”, ao “Titio Beto”, “Minha Querida Tia Dalva”, “Vovô e a Vovô”, etc.

Outra observação importante, é que os convites são sempre para apenas uma pessoa, um casal ou para uma família. NUNCA para duas famílias, por exemplo: “Sr. Rafael Oliveira e família (inclui os filhos solteiros que moram com os pais)”. Caso algum filho do casal já seja casado, isto implica em realizar um novo convite para esta pessoa.

 

* Amigos mais jovens e parentes próximos solteiros: pode-se escrever apenas o nome, por exemplo, um casal de namorados:

Fábio e Carla / Fábio Silva e Carla Rodrigues / Fábio Silva e Namorada


* Conhecidos de trabalho, casais e parentes menos próximos:

Sr. Fábio Silva e Sra. Carla Silva / Sr. Fábio Silva e Esposa (caso não saiba o nome da esposa, porém só utilizar em último caso);


* Famílias inteiras:

Sr. Fábio Silva e Família (todos que residem na casa, incluindo os filhos solteiros) e para os (filhos casados que não residem com os pais deve-se enviar convite para o novo casal).

 

 

Lembre-se que para cada convidado/convite deve-se utilizar um tratamento mais formal ou informal de acordo com a proximidade.

Por exemplo, utilizar Sr. e Sra. como forma de tratamento é opcional e deve ser respeitado de acordo com a intimidade.

 

 

Uma outra dica, que muitos profissionais acham interessante ser levada em consideração, é o fato de que hoje existem muitos tipos de casal, como por exemplo, casais casados onde a esposa mantém seu nome de solteira. Portanto, avalia-se que “Sr. e Sra. Silva” não combinam. É interessante que se escreva “Sr. Roberto Silva e Sra.” / “Sr. Roberto Silva e esposa”.

 Porém o mesmo não ocorre se a situação for inversa. Se os noivos são amigos da moça e não sabem o nome do marido não é aceitável colocar “Sra. Ana Célia e Esposo”. Deve-se perguntar a ela o nome do marido e endereçar o convite.

 

 

CONVITES PARA A RECEPÇÃO DO CASAMENTO

 

Muitos preferem incluir a informação sobre a recepção do seu casamento no próprio convite da cerimônia. Contudo, existem noivos que preferem separar o convite da cerimônia do da recepção. Isto dá-se quando a recepção acontece num horário diferente do casamento, e quando alguns são convidados para a recepção e não para a cerimônia.

Adicionalmente, o convite para a recepção pode incluir informação não mencionada no convite de casamento, como o tipo de vestimenta apropriada para o casamento. Porém acreditamos que não seja de bom-tom convidar para a cerimônia e não para a recepção!

 

 

O CARTÃO DE RESPOSTA (RSVP)

 

RSVP: Sigla francesa que diz "Réspondez s'il vous plait" que significa "Responda por favor", aqui no Brasil é um hábito novo, que está a cada dia sendo mais aceito e conhecido.

O fato é que facilita muito o processo de resposta e assim, é um modo dos organizadores terem uma prévia do número de convidados no dia do evento. Ou seja, os noivos saberão quantos convidados realmente irão à sua festa, o que certamente evitará prejuízos. O RSVP é indicado especialmente para os casamentos e ocasiões mais formais.

 

Neste caso, você pode anexar ao seu convite um cartão de resposta, com o nome do convidado ou com um número que associem ao convidado.

 

Nós, da Prosperar Assessoria e Cerimonial dispomos de serviço de RSVP (passivo) gratuito aos nossos clientes. Basta solicitar!!

 

 

 

DICAS E OBSERVAÇÕES:

 

-> Não é de bom senso endereçar convites com apelidos, ou mesmo com abreviaturas dos nomes;

-> A principal função do convite é convidar, então cuidado para não perder o foco evitando textos longos que possam confundir o convidado;

-> Na hora de encomendar os convites, peça 10% a mais. Fica mais em conta que pedir uma segunda impressão depois! Pode estar certa de que vocês vão precisar. São detalhes que fazem a diferença no final das CONTAS.

-> Como os convites do casamento são entregues muito próximo à data do evento (cerca de dois meses antes), você pode enviar um Save The Date antes, que é uma espécie de pré-convite, avisando aos parentes e amigos para reservar a data na agenda para o seu casamento.

 

 

Se procurarem ideias para convites de casamento, abaixo separamos alguns modelos para os noivos que desejam fugir um pouco do tradicional.

 

Estilo Vintage

Motivos e padrões vintage estão muito na moda no que toca aos convites de casamento. Se vão usar os serviços de um designer para elaborar os seus convites, mencionem-lhe um estilo vintage. Juntem alguns detalhes como uma laçada de seda, um papel de seda, rosetas, etc…

 

 

Monograma dos noivos

O monograma está, e estará sempre na moda, é basicamente moderno e intemporal. Colocar as iniciais dos nomes dos noivos juntos é sinal de união e de elegância.

 

 

 

Relevo e textura

O toque é um sentido que está a ser muito valorizado atualmente, inclusive nos convites de casamento. Optem por imprimir os convites em baixo-relevo, é importante que os convidados recebam o convite e o sintam literalmente.

 

 

Descontração e humor

Incluir a personalidade dos noivos no convite é outra tendência nos convites de casamento. Desde alusões ao tipo de festa de casamento, ao uso de tipos de letra divertidos e casuais para um casamento mais descontraído…

 

 

Usar tecido

Fazer um envelope em tecido para o convite de casamento, é uma outra opção muito atual e original. Para um casamento de Primavera e mais casual optar por envelopes em tecido para os convites é uma tendência atual. Posteriormente, será só necessário colocar os convites num envelope maior, para os enviar para os convidados. Poderão também usar o tecido do envelope para decorar os próprios convites.

 

 

Incorporar motivos marcantes

Um casal de noivos, um casamento urbano, moderno e original, requer um convite singular. Nos casamentos urbanos a tendência dos convites é acompanharem o estilo com motivos distintos e marcantes.

 

 

Adornados com joias

Embelezar os convites de casamento com pequenas pedras autocolantes, fazer um cinto para os convites com uma fivela em pérolas, ou adornarem um monograma com cristais Swarovski  -  tudo muito fashion e moderno.

 

 

FRASES PARA CONVITES DE CASAMENTO:

 

Uma das possíveis opções para personalizar o seu convite de casamento com um toque de originalidade, é incluir uma pequena frase ou citação no início do mesmo, utilizando uma letra com tamanho menor e diferenciada do restante. 

Muitos noivos preferem utilizar versículos bíblicos. Outros, frases que resumam o casal.

Separamos algumas sugestões, porém é interessante escolher uma frase que realmente que identifique o casal:

 

"Juntos, não há estrelas que não possamos alcançar, nem sonhos que não possamos realizar!"

"Nem mesmo o céu nem as estrelas, nem mesmo o mar e o infinito, não é maior que o meu amor nem mais bonito" (Roberto Carlos)

"O tempo não pode apagar nosso amor. Eu irei contigo para onde for. As muitas águas não poderão afogar. O que Deus uniu não vai acabar."

"Para sermos felizes, precisamos de amor, família e amigos. Amor nós temos, família formaremos, e amigos são vocês"

Jer 32:39 "Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho..."

"Dê-me tua mão e não importarei com a distância a ser percorrida. Seguiremos juntos até onde existir vida."

"Um do outro e dois de Deus...Nascemos... um dia encontramo-nos... surgiu um amor que aos poucos cresceu... Nascerá um lar... onde o amor será eterno... E com o nosso amor unir-se-ão as famílias..."

"O amor é a única coisa que cresce à medida que se reparte" (livro O Pequeno Príncipe)"O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta"(I Cor 13;7)

I coríntios 13:1Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.

I Coríntios 13:2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

I Coríntios 13:3 E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

I Coríntios 13:4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece

I Coríntios 13:5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal

I Coríntios 13:6 não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;

I Coríntios 13:7 o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

I Coríntios 13:8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão;

“E Deus disse: Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa. Assim já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu”

"O final feliz é só o começo da história a se traçar..."

"Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho"

“A partir desse dia não nos unimos até que a morte nos separe, mas sim, até que Deus na Eternidade nos una outra vez”

"Com um olhar ficamos amigos, com um sorriso o amor nasceu, em oração pedimos a Cristo, com pouco tempo ele nos respondeu. Com muito amor nos casaremos, e com fé em Deus felizes seremos "

"De alguma maneira nós estávamos destinados a cruzar um o caminho do outro. Hoje sabemos que não podemos mais andar sozinhos, mas lado a lado, vivendo os momentos que fazem da nossa história um encontro perfeito de almas"

"O que pensamos ser amor era apenas o começo, a cada momento que passamos juntos descobrimos uma nova forma de amar"

"A medida do Amor é não ter medida." Santo Agostinho

"Demorou... Aos que duvidaram, estavam enganados, aos que deram força o nosso muito obrigado e aos que esperavam chegou a hora."

"Assim como viver sem ter amor não é viver, não há você sem mim e eu não existo sem você" (Vinicius de Moraes)"

"Nossos destinos cruzaram-se em momento inesperado reacendendo a esperança e despertando o amor. É a mais evidente prova de que duas almas não se encontram por acaso."

“Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente divino - o amor." (Carlos Drummond de Andrade)

" Esse imenso e desmedido amor vai além de seja o que for..." (Djavan)

“....realizar-se às xx horas do dia “dia” de “mês” na Igreja “nome da igreja” onde vocês nos verão: solteiros pela última vez, casados pela primeira vez e felizes para sempre"

“E que seja assim daqui por diante: amar, viver e começar cada dia juntos!”

“Para dividir e amar, de hoje até o fim de nossas vidas!”

“O dia mais importante não é o dia em que conhecemos uma pessoa e sim quando ela passa a existir dentro de nós”

"Então nós dois, sutis diferenças vamos combinar, não pra saber quem vence ou não vence, mas que luz vai dar" (Caetano)

"O nosso amor é como árvore plantada junto a corrente de águas, que no devido tempo dará os seus melhores frutos, e cuja as folhas nunca murcharão."

"Mais forte que os ventos, muda o pensamento. Mais profundo que os mares, cura os sentimentos. O amor nos muda por dentro."

"Nossos caminhos são agora um só caminho. Nossas almas, uma só alma. Cantarão para nós os mesmos pássaros e os mesmos anjos desdobrarão sobre nós as invisíveis asas.”

"O amor é um sentimento sublime: supera os problemas e diferenças, resiste ao tempo e se fortalece com a distância. Difícil fugir, impossível esquecer."

"A gente poderia escrever aqui uma linda frase, contar nossa história, escrever músicas, poesias e versos. Mas nada disso seria suficiente para descrever esse momento único que viveremos, pois sempre haveria mais uma linha, mais uma estrofe, mais um detalhe..."